21/09/2010

Rio Botas

Teonice Rosa ( óleo sobre tela)


Tendo em vista a degradação dos mananciais hidrográficos da Baixada Fluminense, pela ação do homem, pela ocupação desordenada do espaço urbano, pela falta de infra-estrutura e pelo lixo urbano, foi desenvolvido esse projeto de mapeamento do Rio da Bota ou Rio Botas, que passa pela comunidade onde a escola está inserida.
É importante que o aluno perceba que o alto índice de poluição de nossos rios está diretamente relacionado à  forma de apropriação do espaço pelo homem. E as consequências disso.

Faça o percurso utilizando Google Maps



 
Rios de Nova Iguaçu
       
A APA do Gericinó-Mendanha situa-se entre as duas grandes bacias da Região Metropolitana do Rio de Janeiro – a bacia da Baía de Guanabara (representada pelos rios Iguaçu e Sarapuí) e a bacia da Baía de Sepetiba (representada pelo Rio Guandu).
Os rios da porção oeste do maciço fazem parte da bacia da Baía de Sepetiba, sendo os principais, o Guandu, o Rio da Prata do Mendanha, o Cabuçu, o Ipiranga e o Capenga, todos afluentes do Rio Guandu.
Os rios da porção leste drenam para a Baía de Guanabara, destacando-se os rios Cabral, Água Azul, Córrego Socorro e o Rio da Serra de Gericinó (afluentes do Sarapuí), o Dona Eugênia e o Rio da Bota ou Rio Botas (afluentes do Iguaçu).
Os rios Dona Eugênia e Rio da Bota  apresentam águas límpidas, correndo por pequenos vales, formando cachoeiras, muitas vezes transformados em áreas de lazer e piscinas. Esses rios tornam-se poluídos assim que atravessam as manchas urbanas da Baixada, desaguando, já degradados, nos rios Iguaçu e Sarapuí.



Nascente do Rio Botas

O Rio Botas nasce em Nova Iguaçu, segundo o Wikipédia no Bairro de Adrianópolis, e desagua no Rio Iguaçu, na altura de Belford Roxo. Se observarmos o mapa abaixo vamos perceber que ele drena as águas da APA Gericinó-Mendanha. É um rio  extremamente poluído na medida que ultrapassa as manchas urbanas da cidade.


Fonte: Atlas Escolar da Cidade de Nova Iguaçu



Para refletir

Leia mais...

Da Nascente as Ecobarreiras

  ©Rio Botas - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo